Os melhores filmes do universo Marvel que você precisa assistir

Reunimos aqui as franquias de maiores sucesso do universo Marvel

Há dez anos, a editora Marvel fez o salto das histórias em quadrinhos para as grandes produções cinematográficas. A transição que, historicamente, não é sempre bem-sucedida, tem sido feita com maestria pela marca.

Desde então, os super-heróis – antes reclusos às revistas e aos “geeks” renegados – literalmente, conquistaram o planeta. E, redefiniram o rumo da cultura cinematográfica.

No cômputo geral, já foram produzidos dezoito filmes. Heróis desconhecidos do público em geral, como Homem–Formiga, Deadpool e Os Guardiões da Galáxia agora tem verdadeiras legiões de seguidores.

Já personagens icônicos como Incrível Hulk, Capitão América e Homem de Ferro solidificaram ainda mais sua notoriedade. Isso graças às interpretações memoráveis dos atores que os personificam.

Os melhores filmes da Marvel

Isolados ou reunidos, como na união dos Vingadores, todo mundo tem sua opinião sobre quais são os melhores e por quê.

Dessa forma, em homenagem a transição de sucesso que já dura uma década, fizemos a nossa lista dos melhores filmes produzidos até aqui.

Levamos em conta a proximidade com os quadrinhos. Sobretudo o sucesso de bilheteria e interpretação dos protagonistas. Confira!

Homem de Ferro (Iron Man, 2008)

Homem de Ferro
Homem de Ferro – 2008 (Disney, Marvel/Divulgação)

O filme que deu início a tudo. O primeiro filme do universo Marvel que foi o prelúdio do sucesso de toda a franquia.

O “playboy, bilionário, filantropo e gênio” Tony Stark para sempre personificado na pele de Robert Downey Jr.

Direção de John Favreau, roteiro assinado por duas duplas de sucesso: Mark Fergus e Hawk Ostby (Filhos da Esperança) e Art Marcus e Matt Holloway (O Justiceiro: Em zona de Guerra).

A história foi muito bem estruturada e introduziu, desde então, os dois temas predominantes da franquia Marvel: militarismo e imperialismo estadunidense. A atuação de Downey levou grandiosidade ao personagem. Apesar de arrogante e autodestrutivo, Tony Stark é bondoso com apurado senso de justiça.

Um elenco de renome com Jeff Bridges na pele de Obadiah Stone, Gwyneth Paltrow como Pepper Potts e Terrence Howard completam o filme.

Homem de Ferro foi o perfeito início para a franquia que alterou os parâmetros político-culturais da sociedade norte-americana e mundial. O filme arrecadou U$ 585 MILHÕES apenas nos cinemas.

Capitão América 2: Soldado Invernal (2014)

Capitão América 2: Soldado Invernal
Capitão América 2: Soldado Invernal – 2014 (Disney, Marvel/Divulgação)

Chris Evans no papel do máximo patriota Steve Rogers (Capitão América). O ator bonitão já tinha experiência interpretando um super-herói da Marvel Comics. Ele viveu o “Tocha Humana” em dois filmes do Quarteto Fantástico (2005 e 2007).

No entanto, a escolha do ator foi pouco empolgante e deixou a desejar. O primeiro filme da série foi um fracasso e Evans foi superficial na interpretação. O galã tinha muito a provar para manter o papel.

Assim, após inúmeras alterações de roteiro e equipe, o segundo filme do Capitão América chegou desconstruindo conceitos e trazendo continuidade ao universo Marvel. Direção dos irmãos Anthony e Joe Russo e roteiro por Christopher Markus e Stephen McFreely. Completamente diferente do primeiro, rapidamente se tornou em um dos melhores filmes da franquia e sucesso de bilheteria.

O Capitão América trabalha para a S.H.I.E.L.D e responde à autoridade de Nick Fury, o sempre durão Samuel. L. Jackson. Ele conta com o auxílio da Viúva Negra – a bela Scarlett Johansson – e do Falcão, interpretado por Anthony Macki. O trio desvenda a conspiração que busca roubar o “Projeto Insight”, utilizando um soldado construído em laboratório (Sebastian Stan).

O filme tem excelente equilíbrio entre uma história bem contada e cenas de ação estimulantes. Por isso, merece uma posição na nossa lista.

Guardiões da Galáxia (2014)

Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia – 2014 (Disney, Marvel/Divulgação)

Chris Pratt, Josh Brolin, Zoe Saldaña, Vin Diesel, Bradley Cooper, Dave Bautista, Benicio Del Toro, John C. Reilly e Glenn Close.

Direção: James Gunn.

De personagens desconhecidos a estrondoso sucesso de bilheteria, os Guardiões da Galáxia foi uma grata surpresa. O filme catapultou Chris Pratt como o galã sarado, desbravador, ladrão e bem-humorado, Peter Quill.

Contudo, a história de Peter, um ladrão que, sem querer, rouba um orbe com poderes de alterar os rumos do universo. Preso, forma a equipe dos Guardiões da Galáxia, para se libertarem e protegerem o objeto, cobiçado pelos vilões, Thanos e Ronan.

O tom cômico, o roteiro muito bem desenvolvido e os personagens individualmente destacados, fazem deste filme uma obrigatoriedade na lista. Há até quem diga que este é o melhor filme de todos os dezoito já produzidos.

Pantera Negra (2018)

Pantera Negra
Pantera Negra – 2018 (Disney, Marvel/Divulgação)

Desbravador. Único. Histórico. Pioneiro. Esses são alguns dos adjetivos que vem sendo atribuídos ao longa-metragem. Um blockbuster de super-herói negro, dirigido por um negro com um elenco principal integralmente negro, situado na África, é inédito. E sensacional.

O incrível sucesso de bilheteria faturou mais de U$ 200 milhões nos primeiros dias de exibição.

Não bastasse isso, a história de guerra épica é bem construída e tem fortes personagens femininos. O filme acaba desbravando também o universo feminista para filmes desse porte.

A história de T’Challa, Príncipe de Wakanda, nação africana mais poderosa do mundo já está no ranking dos melhores filmes de ação, não apenas dentro da franquia Marvel.

Elenco: Chadwick Boseman (T’Challa), Forest Whitaker (Zuri), Lupita Nyong’o (Nakia), Micheal B. Jordan (Erik Killmonger), Letitia Wright (Shuri), Danai Gurira (Okoye), Daniel Kaluuya (W’kabi), Angela Basset (Ramonda) e mais.

Direção: Ryan Coogler.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Vingadores: Guerra Infinita
Vingadores: Guerra Infinita – 2018 (Disney, Marvel/Divulgação)

Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Rufallo, Scarlett Johansson, Chris Evans, Jeremy Renner. Anthony Mackie, Chris Pratt, Benedict Cumberbatch, Don Cheadle, Tom Holland, Chadwick Boseman. Idris Elba, Bradley Cooper, Vin Diesel, Peter Dincklage, Colbie Smulders e Zoe Saldaña. E, Josh Brolin, como o grande vilão.

O filme que une, praticamente, todos os heróis e vilões dos últimos dez anos não poderia faltar.

Thanos e sua empreitada final de procurar todas as Jóias do Infinito em cada canto do universo. A partir daí, é possível assistir encantado a dificílima tarefa de desenvolver tantos super-heróis, em tantos cenários diferentes, com tantas tramas diferentes.

E os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFreely alcançam esse objetivo com brilhantismo. O filme tem cada herói destacado e cada personagem muito bem trabalhado.

Associado a tudo, os excelentes efeitos especiais e as cenas de ação incríveis fazem de Guerra Infinita o melhor filme dos Vingadores.