Bruno Heim
21 de agosto de 2018 17:20

O Atirador | Netflix: análise da série do especialista em sniper

O Atirador (Shooter, em inglês) é uma série de ação original Netflix, inspirada no best seller do escritor Stephen Hunter, Point of Impact, e, no blockbuster hollywoodiano de mesmo nome, protagonizado, em 2007, pelo polivalente Mark Whalberg. A série estreou no Netflix em 5 de novembro de 2016.

A história, aclamada pela crítica literária e cinematográfica, agora é adaptada às telinhas pelo famoso serviço de streaming com a mesma premissa, porém, protagonizada pelo queridinho das adolescentes dos anos 90 e ex-marido de Reese Witherspoon, Ryan Phillippe. De início a série prende a nossa atenção, no entanto, a partir da segunda temporada, a história perde o rumo. Contudo, o que era uma trama de sobrevivência, se transforma em uma conspiração governamental.

Resumo de O Atirador

Bob Lee Swagger (Ryan Philippe) é o melhor atirador de elite – os famosos Snipers – da Marinha dos Estados Unidos. Reformado, após sua última passagem pela guerra do Afeganistão, ele decide viver uma vida pacata e familiar com sua esposa, Julie Swagger (Shantel VanSanten) e sua filha, Mary ‘Mouse’ Swagger (Lexy Kolker), em um sítio nas pitorescas paisagens do Texas.

A paz é interrompida quando seu ex-comandante, Isaac Johnson (Omar Epps), decide recrutá-lo para mais uma missão. Swagger utilizará suas habilidades, como atirador, para prever o local e impedir o assassinato do Presidente dos Estados Unidos. Sobretudo, o atentado ocorrerá durante uma reunião de cúpula com o Presidente da Ucrânia.

A série, que estreou em 2016, já está na terceira temporada. Com dez capítulos, a primeira temporada estabeleceu a narrativa acerca da conspiração internacional que seria desenvolvida nas próximas temporadas.

No piloto, Bob Lee é compelido a aceitar a proposta de Johnson, sendo incriminado pelo assassinato do presidente ucraniano. Ele, então, passa o restante da temporada tentando provar sua inocência. Contudo, o protagonista descobre ser peça central em uma trama envolvendo o alto escalão do governo norte-americano e o FBI.

O Atirador: Resenha da série

O Atirador é uma série para amantes das armas de fogo.

Há quem diga que o casting de Ryan Phillipe deixou a desejar por que o personagem descrito no livro de Stephen Hunter é fisionomicamente muito diferente. Contudo, é inegável o sex appeal do rapaz que tem um físico impecável e está interpretando muito bem o papel do atirador heroico, perspicaz e bom de briga.

História desfocada

A história em si está perdida. São muitos detalhes, uma trama muito elaborada e os escritores da série não estão conseguindo amarrar os detalhes, de modo a dar uma sensação de continuidade adequada durante e entre os episódios. O melhor da série é Ryan Phillipe.

A segunda temporada foi, sem dúvida, a melhor de todas. Provavelmente, porque os espectadores puderam concentrar seus esforços na vilania de Solotov que foi um perfeito contraponto para Swagger. Já a primeira e a terceira temporada contam com muitos vilões, muitas incertezas, jogos mentais tão elaborados que acabam perdendo o foco e a explicação necessária para que o espectador consiga entrar na mente dos personagens.

Onde? Quem? Quando?

A série acaba sendo muito intuitiva e pouco explicativa.

Mary Swagger, filha de Bob Lee, está completamente apagada na terceira temporada, enquanto no início da série ela foi peça chave da sua motivação. Sobretudo, a atriz que interpretava a filha de Swagger, foi substituída na terceira temporada. Contudo, sua esposa, July Swagger, alterna entre o papel de mulher forte, autossuficiente e uma personagem completamente deslocada na trama. A sua presença na série perdeu o brilho, deixando-a praticamente sem uma importância significante.

Para os amantes de boa ação, O Atirador é estimulante e prende a atenção a cada novo episódio. Sobram sequências de tiros, socos, pontapés, carros explodindo, mortes e muita correria. O enredo tem tudo pra dar certo se a história for mais mastigada pelos escritores.

Interpretações à parte

O Atirador conta com atores conhecidos em excelentes atuações. No entanto, é notável a incapacidade de alguns em atuar em sinergia com a trama da série. Alguns personagens se tornam desnecessários e ficam deslocados com o desenrolar da história. Sobretudo aqueles que estão no circulo pessoal de Bob Lee Swagger. Os atores se esforçam para exprimir o melhor em suas interpretações, porém, boa parte do elenco deixa a desejar. Críticas à parte, num panorama geral, o elenco agrade, porém falta brilho em suas encenações.

Série Cancelada

A série foi cancelada em agosto de 2018 pela USA Network após três temporadas por questões de audiência. O Atirador sofreu uma queda brusca na audiência nas últimas 2 temporadas, no canal americano da Universal. Somado aos diversos problemas de produção que a série vinha sofrendo, sua baixa audiência terminou por enterra-la de vez. As críticas que vinha recebendo pela violência exagerada dos episódios, ajudou a afundar o seu sucesso. Uma pena para uma série deste tamanho e com tal elenco.

Vale a pena assistir?

Para quem já assistiu o filme O Atirador (The Shooter), de 2007, estrelado por Mark Wahlberg, a série se torna imperdível. Sobretudo à alusão que a série faz ao longa, bem como a conexão dos acontecimentos. Há uma diferença entre as histórias de ambos, no entanto embarcamos rapidamente na trama, com o passar dos episódios. Enquanto no filme, o protagonista vivia solitário nas montanhas, na série o caso é um pouco diferente. O personagem vive recluso com sua família no campo.

A série apresenta uma boa dose de ação e combina suspense com história policial em meio a uma conspiração sinistra. Por fim, àqueles que não perdem uma série de tiroteio e planos maquiavélicos, O Atirador está no topo da lista.

Haverá desapontamentos com o passar dos episódios, até mesmo pelo fato da história perder seu rumo. No entanto a trama ainda consegue prender a atenção do espectador, por incrível que pareça.

Se você gosta de ação em uma combinação explosiva, então você não pode deixar de assistir O Atirador no Netflix.

O Atirador é uma série de ação, original do Netflix, lançada em 15 de novembro de 2016.

Disqus Comments Loading...