Sobrevivente Designado: tudo sobre essa incrível série do Netflix

Sobrevivente Designado: Nesta série de ação do Netflix, a estrela de “24 Horas”, Kiefer Sutherland será o presidente dos Estados Unidos. A série estreou em 21 de setembro de 2016.

A Casa Branca. A Presidência da República dos Estados Unidos da América. O salão-oval. O Netflix apostou na receita fiel do patriotismo estadunidense para alavancar a série Sobrevivente Designado (Designated Survivor).

A história original retrata o cotidiano de um Presidente não eleito por voto popular, após um atentado terrorista que dizimou o governo do país.

Durante um evento no Capitólio, uma bomba explode, matando todos os membros dos três poderes, incluindo o Presidente e o VP. O único sobrevivente é o Secretário de Habitação que, hierarquicamente, torna-se o Presidente dos Estados Unidos.

A partir daí, recai sobre ele a hercúlea tarefa de reconstrução da estrutura governamental, enquanto aprende o ofício da presidência.

Sobrevivente Designado: história

Tom Kirkman (Kiefer Sutherland) é Secretário de Habitação dos EUA e está prestes a ser demitido do cargo. Homem honesto e de família, ele tenta regulamentar projetos de urbanização e construção de casas populares.

Casado com uma proeminente advogada de direitos hunanos, Alex Kirkman (Natascha McElhone) e pai devoto de dois filhos, Leo Kirkman (Tanner Buchanan) e Penny Kirkman (Mckenna Grace), vive uma vida pacata e sem grandes aspirações políticas.

A história tem início quando Kirkman é selecionado, ao acaso, para ser reserva da presidência, durante o evento do Capitólio que reuniu toda cúpula governamental.

Ele assiste aterrorizado, de um prédio à distância, a explosão do monumento histórico. Em meio ao seu luto, ele recebe a notícia de que precisa ser investido e fazer o juramento como o novo presidente do país: o Sobrevivente Designado.

Perdido, mas competente, ele conta com a ajuda de seus assessores diretos, Emily Rhodes (a belíssima Italia Ricci) e Aaron Shore (Adan Canto) para se situar na nova posição e tentar tirar o país do súbito caos que o acometeu.

No outro extremo, a agente do FBI Hanna Wells (Maggie Q) é encarregada de descobrir o autor do atentado e levá-lo à justiça. Inicia-se uma investigação cheia de reviravoltas em que a própria agente Wells acaba suspeita de associação terrorista.

Primeira Temporada

A primeira temporada da série foca na reconstrução do país e no cotidiano frenético da Presidência da República. Em meio ao caos, Kirkman tem de lidar, também, com burocracia política, manter o status norte-americano no cenário internacional e equilibrar o súbito déficit financeiro.

Ainda, Tom precisa ser reconhecido como Presidente, adquirir respeitabilidade, social e política, daqueles que não o reputam como legítimo comandante.

As investigações de Wells apontam para um ex-soldado americano convertido ao islamismo e um empresário milionário com ideais anarquistas.

A temporada termina com a descoberta de um possível novo atentado a uma instituição internacional e, a exposição do verdadeiro terrorista.

Segunda temporada

A segunda temporada mostra Tom Kirkman mais seguro e confiante na sua autoridade de Presidente da República.

A conspiração para o desmantelamento do governo norte-americano tem ramificações extremas e a agente Wells se associa a um agente do MI5 britânico. Com a evolução da temporada, a relação entre eles provoca momentos de tensão e sofrimento.

Vários episódios mostram atuação enfática no uso de suas responsabilidades como Presidente. Intervenção em questões diplomáticas, fechamento de acordos internacionais, pensamentos estratégicos e muita perspicácia permeiam o segundo ano do governo de Kirkman.

Entretanto, ele ainda não consegue a legitimação política que, agora, passa a aspirar. E, continua se deparando com um Senado e Congresso malicioso que tenta trazê-lo ao impeachment.

Uma reviravolta súbita e dolorosa deixa Kirkman à beira da depressão e altera todo o contexto da série.

Atenção: Spoilers mais abaixo.

Elenco de Sobrevivente Designado

O elenco fixo da série conta, também, com a notada participação de LaMonica Garret, como Chefe do Serviço Secreto e amigo de Kirkman, Mike Ritter. O semi atrapalhado Secretário de Imprensa, Seth Wright (Kal Penn) traz certos momentos de leveza e comédia.

O fiel escudeiro de Hanna Wells, o hacker do FBI, Chuck Russnik (Jake Epstein), chama a atenção por sua paixonite escondida pela agente. Ele acaba tornando-se peça fundamental ao prosseguimento das investigações.

Já a segunda temporada conta com a introdução de vários novos personagens e, até, alguns nomes de peso, como o de Michael J. Fox. Ele é conhecido por personagens icônicos como Marty McFly e pela sua batalha contra o Parkinson.

Fox interpreta Ethan West, advogado contratado pelo Presidente para ser o promotor especial do processo contra Cornelius Moss, interpretado por Geoff Pierson. Moss é o ex-presidente acusado de vazar informações confidenciais que enfraquecem o governo de Kirkman.

Também, entra na série Lyor Boone (Paulo Constanzo), conselheiro político trazido à Casa Branca para auxiliar Kirkman em suas atitudes como Presidente. Lyor e Seth formam uma dupla cômica e lúdica na série.

Ben Lawson interpreta Damian Rennet, possível agente duplo e espião que inicia a temporada trabalhando com Hanna Wells e evolui para tornar-se possivelmente um dos vilões da trama.

Spoiler Alert!

Por incrível que pareça, a alteração mais significativa da série foi a morte de Alex Kirkman, vivida por Natascha McElhone.

A personagem tinha mais carisma do que pensava o criador David Guggenheim, e sua morte trouxe conseqüências sérias na audiência da série.

Na tentativa de preencher a ausência feminina, entra Kim Raver no papel da Dra. Andrea Frost, engenheira e empresária milionária. A dona da Apache Aerospace é pioneira na indústria de segurança virtual e chega a Casa Branca em auxílio de Kirkman contra o terrorismo cibernético.

Terceira temporada

Após a morte de Alex Kirkman e a saída de Natascha McElhone, houve uma queda drástica da audiência de Sobrevivente Designado.

A série que começou como um farol de esperança frente ao contexto real da eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA, perdeu o seu maior símbolo de estabilidade familiar e estrutura.

Por conta disso, a ABC norte-americana, distribuidora da série, cancelou o programa. Apesar disso, os fãs da honestidade de Kirkman lutam para que haja o retorno da série. De acordo com a emissora eOne, há uma real possibilidade de que comprem os direitos da série e ela retorne para uma terceira temporada.

Agora é esperar pra ver.

Enquanto isso, não perca Sobrevivente Designado no Netflix.