Vampyr: jogo de vampiro e poderes sobrenaturais chega em 2018

O novo e aparentemente empolgante jogo vampiresco desenvolvido pela Dontnod, “Vampyr“, pode ser o divisor de águas entre os títulos da atualidade. Isso porque traz consigo o clássico do terror, com atmosfera sombria e uma trama nebulosa. Gosta de terror, ação e uma boa dose de RPG? Então sem sombra de dúvidas é uma boa pedida para você.

História de Vampyr

Ambientado em Londres, o epicentro dos acontecimentos do jogo se passem em 1918, época essa marcada pela gripe espanhola que dizimou centenas de pessoas. O jogador embarcará em uma trama bastante sanguinolenta, na pele do Dr. Jonathan Reid. O médico enfrenta uma luta incessante para encontrar a cura da tenebrosa gripe para salvar a cidade e seus cidadãos da morte certa. Até aí nada parece errado, certo? O problema é que o doutor Reid é um vampiro sua maldição o deixa fadado a alimentar-se daqueles que ele prometeu curar.

Caberá ao jogador escolher como deseja seguir no jogo, podendo decorrer por um caminho do mal, causando morte e sofrimento ou pelo caminho do bem, salvando vidas? Na segunda opção, o doutor Reid terá de lutar contra caçadores de vampiros fortemente armados, mortos vivos e muitas outras criaturas sobrenaturais. A noite londrina jamais será segura, muito menos para o solitário vampiro doutor Reid.

Vampyr é uma espécie de analogia, como o “médico e o monstro”.

Jogabilidade

Com jogabilidade singleplayer, Vampyr conta pontos fortes bastante consideráveis, entre eles a possibilidade de uso de poderes e habilidades sobrenaturais – coisas que somente um vampiro pode fazer. O jogador, na pele do doutor Reid, poderá usar seus poderes profanos para manipular ou entrar na vida daqueles que estão ao seu redor. Todavia, você decidirá quem será a próxima vida ou viverá mais um dia, ou melhor, mais uma noite. Suas escolhas definirão como será seguida a história e principalmente seus acontecimentos, influenciando diretamente no seu desfecho. A depender das suas escolhas, você poderá condenar Londres à desgraça ou salva-la do mal que a cerca.

O jogador poderá explorar um mundo semi-aberto, de completa escuridão e sadismo.

O jogo mistura estilo de ação e RPG, funcionando com câmera em terceira pessoa. Sua maldição, a sede por sangue o força a matar pessoas inocentes para continuar vivo. A forma como conduzir seu animal interior precisará ser controlado pelo jogador, que decidirá quando matar e quando poupar vidas. Com o tempo, o jogador passa a entender a lógica do jogo e a definir quem realmente são os inimigos e aqueles que merecem sobreviver. Para que as mortes não sejam em “vão”, o jogador precisa estudar seus alvos, coletando informações sobre eles, bem como hábitos, interesses e desejos.

Influencia e Poder

Todavia é necessário criar e manter relacionamentos com as pessoas da cidade para construir a trama. O bom relacionamento com diferentes indivíduos permite algumas regalias em momentos cruciais do jogo. Uma das vantagens em manter relacionamento com as pessoas é ganhar permissão para entrar em suas casas. Isso porque o doutor Reid só tem permissão de entrar na casa das suas vítimas se for convidado. É importante lembrar que toda e qualquer escolha influencia na história e no seu desenvolvimento. O jogador precisa escolher entre se tornar um monstro ou uma lenda.

Alimentando-se de suas vítimas, Reid supre suas necessidades diárias de sangue, desbloqueando novas habilidades e desenvolvendo poderes sobrenaturais. O sangue das pobres almas não apenas alimentam o protagonista como também lhe garante acessar novos poderes.

O jogador pode hipnotizar seus alvos, guiando-os à áreas mais vazias e escuras para então ataca-los. Outra possibilidade é a influência em seus comportamentos e rotinas.

Médico ou Monstro?

É possível concluir o jogo sem tirar uma só vida, somente melhorando a saúde das pessoas. No entanto, o jogador precisará desenvolver certas habilidades para tornar isso possível. Porém tudo tem um preço. Poupar vidas permite avançar no jogo e adquirir reputação, embora o deixa incapaz de evoluir e aumentar seus poderes.

Em termos de combate, o doutor Reid pode participar de combates corpo a corpo ou fazendo uso de armas improvisadas. As armas vão desde as de fogo, serras, martelos, até todo tipo de material improvisado que possa servir em um confronto.

Vampyr foi desenvolvido pela Dontnod Entertainment e distribuído pela Focus Home Interactive. Fazendo uso do motor gráfico Unreal Engine 4, o jogo está bem caprichado, tanto na qualidade gráfica, como na iluminação, que beira o fotorrealismo.

De ação de RPG, Vampyr será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC. A data prevista para o lançamento é dia 5 de junho de 2018.